"CONCENTRE-SE NOS GIGANTES,E VOCÊ TROPEÇARÁ.
CONCENTRE-SE EM DEUS,E SEUS GIGANTES TROPEÇARÃO!''

sábado, 13 de novembro de 2010

Um pequeno resumo da Reforma

Tô meio atrasada mais está ai um resumo da Reforma Protestante

31 de outubro de 1517 foi uma data muito importante para nós protestantes. Para quem não sabe, esta data foi libertadora e crucial para nossa história.

Martim Luder (ou Ludher), que mais tarde veio a se chamar "Lutero", palavra que vem do grego "Eleutheros". Seu significado: liberto, livre.

Lutero começa assinar esse nome em 1518. Aliás, foi pronome muito difundido no Brasil, para designar "liberto".

É lógico que tivemos outros reformadores antes de Lutero, por exemplo, no século XIV, o inglês John Wycliffe, considerado precursor da Reforma Protestante, levantou diversos questionamentos sobre questões controversas que envolviam o Cristianismo, mais precisamente a Igreja Católica Romana. Entre outras ideias, Wycliffe queria o retorno da Igreja à primitiva pobreza dos tempos dos evangelistas, algo que, na sua visão, era incompatível com a realidade do Papa e dos Cardeais, e que o poder da Igreja devia ser limitado às questões espirituais, sendo o poder político exercido pelo Estado, representado pelo Rei. Contrário à rígida hierarquia eclesiástica, Wycliffe defendia a pobreza dos padres e os organizou em grupos. Estes padres foram conhecidos como "lolardos". Mais tarde, surgiu outra figura importante deste período: Jan Hus. Este pensador tcheco iniciou um movimento religioso baseado nas ideias de John Wycliffe. Seus seguidores ficaram conhecidos como Hussitas.

No século XVI, o Monge alemão Martinho Lutero abraça as ideias dos pré-reformadores e dá início a sua revolução religiosa. Não posso deixar de mencionar que muitos que participaram da pré-reforma não tiveram muita "sorte" e morreram queimados e foram considerados hereges pela a Igreja Católica, mas deixaram seus frutos.

Já Lutero, teve um bom êxito, porque teve apoio de Príncipes. O fato é que no fundo eles queriam acabar com o monopólio da Igreja Católica Romana.

Vou escrever algumas das 95 teses de Lutero:

1. O Papa não pode fazer cessar culpa alguma, senão declarar e confirmar que ele foi perdoado por Deus;
2. Erram, portanto, aqueles apregoadores de indulgência que afirma que a pessoa é libertada e salva de toda pena pelas indulgências do Papa;
3. Se é que se pode dar algum perdão de todos os castigos a alguém, este se dará somente ao mais perfeito, isto é pouquíssimos;
4. Qualquer cristão verdadeiro arrependido tem direito á remissão plena da culpa, mesmo sem carta de indulgência.
5. Ofende-se a palavra de Deus quando, em um mesmo sermão se dedica tanto ou mais tempo às indulgência que a palavra.

Laudenir Barbosa
retirado do site http://www.bolaradio.com.br/worship/

Nenhum comentário:

Postar um comentário